Você é daqueles que copia ou baixa MP3 indiscriminadamente, com pastas de músicas em todo canto do HD, e com trocentas músicas repetidas? É daqueles com várias músicas mal nomeadas, com um simples track 1, que você mal e mal desconfia de quem canta, mas não faz idéia do nome da música.
Então, este sou eu, tenho 25 GB de música, e muitos problemas!
Pensando nisto, resolvi postar alguns programas que resolveram muitos problemas relativos a músicas no meu PC. Na verdade existe programas pra quase tudo, inclusive algumas ótimas soluções gratuitas, é só saber procurar.
Mas vamos lá!
1 - Removendo arquivos duplicados:
Duplicate File Finder. Não botava muita fé em programas do gênero, mas este aqui, pela simplicidade e pela eficiência me surpreendeu! E pra melhorar ainda é gratis, e não precisa instalar. Pra ter idéia, ele identificou quase 1GB de músicas repetidas!!! Ele leva em consideração partes do nome, bem como o tamanho dos arquivos, e no meu caso, todas as ocorrências eram realmente arquivos duplicados! Caso tenha algumas dúvidas para utilizá-lo segue um breve tutorial.
2 - Renomeando MP3
Com o MP3Fox renomeie toda sua coleção de MP3 em instantes. É só abrir o zip (de 845KB) e executá-lo, sem a necessidade de instalá-lo. O aplicativo utiliza as etiquetas ID3 (tanto ID3v1 quanto ID3v2), e, baseado nelas, renomeia os arquivos. Além disso, o software realiza o processo inverso também, leva para as etiquetas ID3 o nome do arquivo — levando em cosideração que o padrão é "Nome do autor - nome da música.mp3". Você pode até fazer uma simulação de resultado, para não tomar sustos ao mandar renomear músicas às cegas. (textos retirados do Baixaki). Entre outros programas que normalizam os arquivos MP3 (preenchem suas tags, com álbuns, faixas, artistas e tudo mais) através de dados da internet podemos destacar, o MP3Tag e o MusicBrainz PicardTagger.
3 - Recortar/Dividir/Editar áudios.
Sabe aquelas músicas com finais longos sem áudio? Com o mp3DirectCut você pode editar seus audios MP3 diretamente, sem precisar converter em outros formatos. Remover partes, mudar volumes, editar pedaços, substituir por outros melhores e muito mais, tudo isto num programinha gratuito de 200KB.
Outro excepcional programa pra editar e até mesmo compor áudios de forma mais profissional, pode-se encontrar no Linux MultiMedia Studio, um estúdio multimídia completíssimo para reprodução e edição musical. Apesar do nome, ele não é um software exclusivo para linux, e usuários windows podem usufruir desta poderosa ferramenta, óbvio, de forma gratuita. Um porém deste programa, é que ele não trabalha com arquivos MP3 e precisaria de outros softwares pra fazer a conversão. Abaixo uma demonstração do programa:
4 - Nivelar o volume dos arquivos MP3
Com o MP3Gain este problema é facilmente resolvido. Como ele funciona? MP3 Gain funciona basicamente de duas maneiras: trilhas e álbuns. No modo trilha o programa calcula o nível de volume de cada canção individualmente e então a corrige para alcançar o nível de volume requisitado. Às vezes as músicas de um mesmo álbum são mais baixas ou altas que outras, para resolver este problema há a modalidade álbum, onde o volume de todas as MP3s são ajustadas simultaneamente, deixando todas suas faixas com o mesmo volume. vantagem deste programa é que você não precisa descodificar ou re-codificar o arquivo antes da normalização, porque automaticamente ele faz isso para você. (textos retirados do Baixaki).
5 - Converter arquivos MP3
Isto é um trabalho para o Free MP3 WMA Converter. Aplicativo gratuito, com seus 6MB de tamanho, converte de forma eficiente seus arquivos de áudio para os principais formatos existentes, suportando múltiplas conversões, o que facilita muito o trabalho do usuário. Este programa suporta (e converte para) os seguintes formatos: AAC, APE, FLAC, MP3, OGG, WAV e WMA, além de possuir um editor de TAGs simples, prático e muito usual, o que torna o software bem completo para o seu propósito. Vale a pena o download.
Outro programinha interessante é o Total Vídeo Converter. Como o nome diz, ele converte vídeos de qualquer formato para qualquer formato (dos mais famozinhos que tem por aí), mas o interessante do programa, é que ele converte áudio também, de forma muito eficiente e semelhante ao Free MP3 WMA Converter. Um aspecto negativo relativo ao TVC é que ele é trial.
6 - Copiar CDs para seu computador
Transformar aqueles CDs que você mais curte em MP3 é uma tarefa fácil para o MusicMatch Jukebox. Na verdade, ele é muito mais do que um simples ripador. Ele é uma solução completa e gratuita, que vai desde um excelente player MP3 até acessar radios on-lines e criar sua própria programação. No processo de ripagem, é possivel definir vários atributos, como qualidade, nível de volume entre outros.
7 - Players MP3
Aqui não existe muito mistério, já existem algumas figurinhas carimbadas, e cada usuário utiliza, aquele que mais lhe agrada, mas o mercado de players é bem diversificado, e sem entrar em detalhes, listarei aqui os mais populares.
Real Player, Windows Media Player, Winamp, iTunes, BSPlayer, RadLight e o já citado MusicMatch Junkebox, lembrando que existem vários outros, e é apenas uma questão de gosto.
As soluções estão lançadas, ou melhor, postadas. Bom divertimento! E espero auxiliar um pouco na batalha dos MP3 versus usuário :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário