quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A verdadeira identidade do Velho da Quaker!


O famoso logotipo da Quaker Oats Company, conhecido no Brasil como velho da Quaker foi criada em 1957 por Haddon Sundblom. A empresa não tem qualquer vínculo formal com a Sociedade Religiosa dos Amigos (Quaker). Quando a empresa estava a ser criada, os fundadores da Quaker Mill eram conhecidos pela sua honestidade, então em 1877. Henry Parsons Crowell ao ler um artigo em um jornal norte-americano sobre a Quaker percebeu que as qualidades descritas no artigo - integridade, honestidade, pureza - forneceria uma identidade necessários para o seu produto da empresa de aveias, e assim escolheu o nome para a sua empresa. Alguns quakers ficam furiosos quando os associam, com a Quaker Oats, pois a empresa ficou mais conhecida do que a Sociedade de Amigos. Mais não é somente isto que os incomodam, O problema todo é que o grande público e consumidores da Quaker Oats acham que os quakers têm um vínculo com a empresa, uma das razões que os levam a pensar tal vinculo e a maneira de se vestir dos quakers semelhante as usadas pelo velho da Quaker, o logotipo da empresa. Além disso, alega-se que a empresa destoa os religiosos Quaker, devido à ausência de qualquer envolvimento real com quacrismo, valores Quaker.

Porém o mais interessante foi a pesquisa feita sobre o artista Haddon Sundblom, criador do logo da Quaker. Na verdade sua fama já era grande desde a década de 30 quando criou nosso ilustre e conhecido barrigudinho e barbudo que gosta de fazer criancinhas felizes. Não... definitivamente não é o Lula com o bolsa família. Trata-se do nosso querido e estimado Papai Noel, com roupas vermelhas, cinto preto e roupas próprias para o inverno, bem como a Coca-Cola pediu. Uma imagem comercial de lendas nórdicas dos países Escandinavos para a América.

Além de seu trabalho de ilustração, Sundblom é reconhecido como uma grande influência sobre muitas pin-up de artistas conhecidas, tais como Gil Elvgren, Joyce Ballantyne, e Art Frahm. Em meados dos anos 1930, ele começou a pintar pin-ups sexes para calendários. Sundblom deu a última comtribuição de seu trabalho, em 1972, pintura essa para uma capa de Playboy de Natal. Uma pin-up é uma modelo cujas imagens sensuais produzidas em grande escala exercem um forte atrativo na cultura pop. Destinadas à exibição informal, as pin-ups constituem-se num tipo leve de erotismo. As mulheres consideradas pin-ups são geralmente modelos e atrizes.


Resumindo toda a história, o Velho da Quaker é o irmão caçula do Papai-Noel e possui uma irmã muito gostosa! Definitivamente o mundo é estranho... e pequeno


fonte wikipedia.

2 comentários:

  1. Muito interessante essas informações, obrigado pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Olha onde a quarentena nós leva, a pesquisar, pesquisar e pesquisar. Muito bom a matéria.

    ResponderExcluir